Esta Norma Europeia fornece orientações para os aspetos operacionais relevantes para a segurança estrutural dos sistemas de armazenamento e atendendo aos requisitos aplicáveis pela DL 50/2005. Sistemas estes que operam com equipamentos mecânicos de manuseamento e que trabalham nas proximidades de estruturas de armazenamento estático.

A aplicação deste Padrão Europeu minimiza o risco e as consequências de operações não seguras ou que provoquem danos na estrutura.
Esta norma europeia fornece orientações em conjunto com as seguintes normas:
• EN 15512 2009 Steel static storage systems – Adjustable pallet racking systems Principles for structural design
• EN 15620 2008 Steel static storage systems – Adjustable pallet racking Tolerances, deformations and clearances
• EN 15629 2008 Steel static storage systems – The specification of storage equipment
• EN 15635 2008 Steel static storage systems – Application and maintenance of storage equipment
A norma EN 15635 obriga a Empresa a nomear uma pessoa responsável (PRSES) pela segurança dos equipamentos de armazenamento e pela qualidade e tipo de MHE (Mechanical Handling Equipment) a serem utilizados, seja adequado, assim como garantir que os condutores de MHE estejam habilitados.
O PRSES deve assegurar que inspeções visuais sejam feitas semanalmente ou em intervalos regulares, com base num registo de avaliação de risco. O PRSES também é responsável pela realização de uma inspeção anual da instalação, por parte de pessoal externo qualificado, em intervalos não superiores a 12 meses. Um relatório escrito será submetido ao PRSES com observações e propostas para qualquer ação necessária.
A inspeção de todos os equipamentos de armazenamento deve ser feita sistematicamente numa base regular e normalmente é realizada a partir do nível do solo, que é onde a maioria dos danos tende a ocorrer a menos que haja indicações de problemas que precisam de investigação. Se for necessário efetuar uma inspeção ao nível superior, será utilizado um método de acesso seguro.
A frequência e extensão das inspeções dependem de uma variedade de fatores que são específicos para o local em questão e devem ser determinados pelo PRSES para atender às condições operacionais do armazém.
Na substituição de elementos danificados, não se deve permitir a reparação desses mesmos elementos a não ser que estejam devidamente autorizadas pelo fornecedor do equipamento de armazenamento.

Placas de características – Deverão estar situadas em lugares claramente visíveis e ser inspecionadas para verificar se a informação contida corresponde à instalação real. Após a inspeção realizada pelo(s) técnico(s) especializado(s), será emitido um relatório detalhado com as medidas/recomendações de manutenção preventiva necessárias para garantir a segurança das estantes e um plano de ação para as melhorias necessárias.